sexta-feira, 13 de abril de 2012

Instalaçao ilustrada do WHMCS

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO WHMCS

Vamos ver neste tutorial como fazer a instalação do seu WHMCS e configurar o Cron Job no cPanel para rodar as funções do WHMCS.


ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O WHMCS:


SEGUE O TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO WHMCS

1 - Para poder usar o WHMCS você precisa acessar sua área de cliente na Format, fazer login e clicar em "Nossos serviços" e depois selecionar a opção "Extras". Feito isso a opção da compra da licença do WHMCS vai aparecer em sua tela. Assim que a sua licença para uso do WHMCS for liberada você poderá continuar seguindo este tutorial.

2 - Já recebeu sua licença para o WHMCS e o link para fazer o download dos arquivos do WHMCS? Ótimo, então podemos continuar. Baixe o arquivo no link informado e salve no seu computador.

3 - Os arquivos do WHMCS que você baixou estão zipados (compactados) então é preciso descompactá-los. Faça isso e você verá duas pastas "whmcs" e "status". Por enquanto nós vamos ignorar a pasta "status", ela será usada em uma das configurações que eu pretendo mostrar em outro tutorial. Para a instalação nós vamos utilizar somente a pasta "whmcs".

4 - Bom, até aqui nós temos a licença do WHMCS e a pasta "whmcs" com os arquivos da instalação mas ainda precisamos criar um banco de dados em MySQL no cPanel com usuário, senha e permissões. Estas informações do banco de dados serão solicitadas durante a instalação do nosso WHMCS.

5 - Banco de dados criado? Anotou o nome do banco, do usuário e a senha para usar durante a instalação do WHMCS? Então vamos iniciar a instalação do WHMCS enviando toda a pasta "whmcs" (que estava naquele download do que você fez do whmcs) para o seu FTP. Depois de enviar você pode mudar o nome da pasta de "whmcs" para "clientes", "financeiro" ou qualquer outro nome que você preferir. Aqui no tutorial nós deixamos o nome "whmcs" mesmo.

6 - Depois que todos os arquivos forem enviados acesse a pasta onde eles estão lá no seu FTP. Nós precisamos mudar o nome de um dos arquivos, o "configuration.php.news", vamos renomear este arquivo para "configuration.php". Precisamos fazer isso antes de iniciar a instalação do WHMCS. A imagem abaixo mostra os arquivos do nosso WHMCS no FTP e o arquivo que será renomeado ainda está com o nome original:


Redimensionado em 98% (722 x 683) - Clique para ampliarImagem


7 - A imagem abaixo mostra os mesmos arquivos do WHMCS no nosso FTP só que agora o arquivo "configuration.php.news" já foi renomeado para "configuration.php". Vejam:

Redimensionado em 98% (722 x 213) - Clique para ampliarImagem


8 - Agora que o arqivo já foi renomeado nós podemos começar de fato a instalação do WHMCS. Usando seu navegador de internet acesse a pasta para onde os arquivos do WHMCS foram enviados no seu FTP e depois siga o caminho "install/install.php". O endereço inteiro fica mais ou menos assim: "www.seudominio.com/whmcs/install/install.php". Neste endereço o "whmcs" é nome da pasta onde os arquivos estão no FTP.

Depois de fazer o acesso você verá a primeira tela da instalação do WHMCS que aparece na imagem abaixo. (leia o termo rsrskkkk) e depois clique em "I AGREE":

Redimensionado em 90% (780 x 553) - Clique para ampliarImagem


9 - Agora a próxima tela da instalação do WHMCS mostra se o sistema encontrou algum erro ou não. Por exemplo, se o nome daquele arquivo que nós renomeamos não estiver certo vai aparecer um erro aqui. Se houver alguma permissão errada também haverá um erro mas é pouco provavel que isso aconteça, os arquivos não vão pedir para mudar permissão nem nada assim... O servidor está preparado para receber a instalação do seu WHMCS sem que seja preciso fazer esta alteração.

Se acontecer algum erro ele vai ser listado nesta pagina com um erro na cor vermelha.

Então, como o nome daquele arquivo já foi corretamente editado e não devem acontecer erros de permissão você vai ver a tela abaixo que não mostra nenhum erro. Apenas clique em "Continue":

Redimensionado em 88% (800 x 428) - Clique para ampliarImagem


10 - Prepare-se, a próxima imagem vai exigir que você coloque os oculos ou aproxime o rosto do monitor! Havia pouco espaço na imagem e eu precisei deixar as dicas mais próximas...

É nesta parte que você vai informar a licença que a Format liberou para a instalação do seu WHMCS (muito cuidado para não errar) e as informações do banco de dados que você criou no cPanel antes de começar a instalação do WHMCS. Tudo está bem simples, Basta preencher os campos do jeito que está descrito na imagem:

Redimensionado em 88% (800 x 443) - Clique para ampliarImagem


11 - Para não misturar muito as coisas eu mudei a maneira como as dicas aparecem na imagem! Mas aqui você vai tirar de letra... É só informar seu nome, sobrenome, email e os dados de acesso que você vai usar depois para entrar no painel de administração do seu WHMCS:

Redimensionado em 88% (800 x 365) - Clique para ampliarImagem


12 - Estamos quase no fim, agora você precisa acessar seu FTP e deletar a pasta "install" que faz parte dos arquivos do WHMCS que você enviou para o FTP.

IMPORTANTE: copie o comando do Cron que aparece nesta imagem. Nós vamos usar isso daqui a pouquinho...

Já deletou a pasta "install" e copiou o arquivo do Cron? Então clique no botão "Click here go to the admin area" para acessar a tela de login para o painel de administração do seu WHMCS

Redimensionado em 88% (800 x 491) - Clique para ampliarImagem


13 - A instalação acabou, agora é só fazer login com os dados de acesso que você definiu durante a instalação (lembra que você escolheu login e senha quando informou seu nome, sobrenome, email...) para entrar na sua área de administração do WHMCS:

Imagem

14 - A imagem abaixo mostra a tela que você vai ver quando fizer login e acessar o admin do seu WHMCS:

Redimensionado em 88% (800 x 576) - Clique para ampliarImagem


15 - Mas não tem descanso... Deixe para "brincar" com seu WHMCS depois porque nós ainda precisamos configurar o Cron. Acesse o seu painel cPanel e procure o botão "Tarefas de Cron":

Redimensionado em 92% (768 x 281) - Clique para ampliarImagem


16 - Agora clique no botão "Por Defeito":

Redimensionado em 92% (768 x 380) - Clique para ampliarImagem


17 - No campo "Comando para rodar" você vai colar aquele comando do cron que apareceu na tela do WHMCS e eu pedi para você copiar (não disse que você ia utilizar mais tarde! é agora...).

Não vamos precisar mecher em mais nada, vamos deixar todas as outras opções setadas como elas estão, não precisamos mudar nada. Estas opções default dizem que o nosso comando vai rodar diariamente as 3 da manhã, este é um excelente horário para rodar comandos pelo Cron porque não vai prejudicar o servidor.

Redimensionado em 92% (768 x 629) - Clique para ampliarImagem


18 - Terminamos, pode clicar fechar o cPanel e ir se divertir com seu WHMCS novo!

Redimensionado em 92% (768 x 243) - Clique para ampliarImagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GANHE DINHEIRO AGORA MESMO !